"Peñico". Arqueólogos revelam cidade pré-histórica com 3.500 anos no Peru
Implantada a cerca de 600 metros acima do nível do mar, Peñico apresenta-se como uma cidade que teve o seu auge há 3.500 anos, no Peru. De acordo com os arqueólogos, este complexo urbano terá servido como centro de comércio, ligando as culturas da costa do Pacífico às dos Andes e Amazónia. Na arquitetura do centro da cidade destaca-se uma estrutura circular que se desenvolve em sentido descendente até um recinto plano. Foram também identificados restos de edifícios de pedra e lama.
O complexo urbano terá sido fundado e florescido entre 1.800 e 1.500 a.C. e fica a cerca de 12 quilómetros do sítio arqueológico de Caral, onde foi identificada a civilização considerada a mais antiga das Américas. Desenvolveu-se há cinco mil anos.
A comunidade de Caral é assim contemporânea das grandes civilizações no Egito antigo, índia, suméria e China. Mas ao contrário das civilizações orientais, Caral ter-se-á desenvolvido sozinha, dizem os investigadores.
Sociedades do vale de Supe
"A população de Peñico estava situada num local estratégico para o comércio, o que facilitava a articulação para trocas com as sociedades na costa e das montanhas de Supe e Huaura, bem como com aquelas que viviam no território da selva Andino-Amazónia", sustentou Shady.
Durante oito anos de trabalhos arqueológicos, os investigadores identificaram pelo menos 18 estruturas em Peñico, incluindo templos cerimoniais e complexos residenciais. As imagens reveladas pelos arqueólogos ilustram a complexidade do centro urbano.
Archaeologists in Peru have unveiled a 3,500-year-old city. The urban center, named Penico, is located in the northern Barranca province and was founded between 1,800 and 1,500 BC https://t.co/z4wm1Z0Uln pic.twitter.com/DQcOk5PHg1
— Reuters (@Reuters) July 4, 2025
As escavações nas estruturas em redor também revelaram esculturas em argila com representações de figuras humanas e animais, objetos cerimoniais e colares feitos de contas e conchas.